quinta-feira, 26 de setembro de 2013

São João do Piauí - A cidade da uva



A cidade de São João do Piauí teve sua origem em uma das fazendas de gado, doada por um dos primeiros desbravadores dos sertões do sul do estado, Domingos Afonso Mafrense, aos jesuítas sediados na Bahia, denominada Malhada do Jatobá, em 1711.

Os habitantes de Malhada do Jatobá construíram uma capela sob evocação de São João Batista, que pela Lei Provincial nº 308, de 11 de setembro de 1851, passou a formar o curato de São João Batista.
São João do Piauí é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 08º21'29" sul e a uma longitude 42º14'48" oeste, estando a uma altitude de 222 metros. Sua população estimada em 2009 era de 19.264 habitantes. Possui uma área de 1.488,8 km².



Localizada na região sudeste do estado do Piauí, às margens do rio Piauí, a aproximadamente 450 km da capital Teresina, São João tem sua economia concentrada na agricultura familiar, na pecuária e mais recentemente no comércio, sendo assim uma das cidades mais importantes do sul do estado. É lá onde se encontra uma das maiores subestações de energia do país, bem como a grande Barragem do Jenipapo, recentemente estruturada para receber turistas.

A cidade é cortada pela BR-020 que liga Fortaleza a Brasília e tem como uma de suas principais atrações sua enorme Praça Honório Santos com mais de 34 mil metros quadrados de área, a maior do Piauí. É nesta praça onde acontecem os Festejos mais famosos do estado, no mês de junho, em homenagem ao seu Santo Padroeiro - São João Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário